A feijoada das Astúrias

Helga Maria Saboia Bezerra, uma leitora do Guia, manda uma curiosa contribuição: lá no principado espanhol das Astúrias, onde ela vive, também existe uma feijoada. Mais uma prova de que o nosso prato típico existia antes mesmo do Brasil.

“Chamou-me a atenção o que dizes sobre a origem europeia da feijoada. Vivo há quase seis anos em uma região da Espanha, Asturias, onde encontrei um prato típico à base de favas (um feijão grande e branco que aqui recebe o nome de ‘faba’ ou ‘alubia’), linguiça, chouriço e toucinho (morcilla, chorizo y tocino). É um prato pesado como a feijoada e que tem com ela um enorme parecido. O consumo das ‘fabas’ em Asturias remonta ao século XVI e este prato também é comparado ao ‘cassoulet’ francês. Entendo que quase tudo o que há na América deriva de uma ou outra maneira da Europa e sempre estive convencida de que a ‘fabada asturiana’ está na origem da feijoada brasileira. Creio que é interessante notar que Portugal e Espanha estiveram unidos durante mais de meio século (1580-1640) sob o reinado de Felipe II e eu penso que esta específica gastronomia asturiana pode então ter ‘emigrado’ para o Brasil.”

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para A feijoada das Astúrias

  1. Olá, Leandro! Acabei de devorar seu livro em três dias (só porque não tive tempo de terminar em um) e tenho que dizer que gostei muitíssimo! Ao comentar sobre o livro para algumas pessoas, achei interessante notar o olhar de incredulidade, especialmente de meus colegas de trabalho (professores, imagine) e alunos.
    Estou relendo para ver se assimilo melhor a enxurrada de novas informações ali inseridas. Valeu, e continue assim, corajoso e completamente louco!

  2. Wesley Quirino disse:

    Leandro,

    gostaria de ver um post seu aqui sobre a FEB (Força Expedicionária Brasileira). Parece-me que esse trecho da história brasileira também tem passado pela interpretação bipolar do nosso nacionalismo. Já vi autores defendendo a FEB como fudamental para campanha na Itália dos Aliados, e outros autores que dizem que FEB teve papel meramente coadjuvante, sem nenhuma relevância para a estratégia geral da expulsão alemã.

  3. Wander Amorim disse:

    Olá, Leandro
    sua iniciativa é, pelo menos a mim, o que faltava a este país há décadas… continue pesquisando, e tenha a certeza que ainda ha muito a se desmitificar… ainda há histórias falsas gigantescas que tomam o ideário nacional. Exemplo: “o verde e o amarelo da bandeira nacional vêm do ouro e das matas”.

    Mentira,
    o verde vem da cor da casa real de Bragança; o amarelo, da casa real de Habsburgo; casas reais das dinastias que juntos dariam origem à monarquia brasileira. Etc. etc. etc.

    Um grande abraço, e continue firme.

  4. Titus Petronius disse:

    Ainda nos resta a jabuticaba…
    Ou não?
    O Brasil também inventou a ONGg
    Que vem a ser a Organização Não-Governamental Governamental, ou seja: a ONG que não sobrevive sem dinheiro público.

  5. Rafael disse:

    Que merda essa comida hein… enfim, o seu guia é incrível, faz anos que venho me irritando com os meus professores de história e o seu livro me trouxe um pouco de alívio, pois percebi que não sou só eu que acho que as aulas de história da escola são uma tremenda baboseira.

Deixe um comentário

